O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, comemorou a decisão do governo francês de isentar brasileiros da necessidade de visto para entrarem na Guiana Francesa.

O fim da exigência vai beneficiar especialmente a população do Amapá, que tem uma fronteira terrestre de pouco mais de 700 quilômetros com o país vizinho.

O anúncio foi feito pelo presidente Emmanuel Macron, durante visita do presidente Lula à França.
Davi Alcolumbre lembrou que as tratativas para isentar o visto dos brasileiros se iniciaram em março do ano passado, quando o dirigente francês veio ao Brasil. Na ocasião, a bancada do Amapá se reuniu com Macron para discutir a questão.
Na opinião de Davi Alcolumbre, a decisão vai aprofundar a integração, a cooperação e o desenvolvimento na região fronteiriça.

É uma conquista travada há muitos anos, era um sonho dos amapaenses. E eu quero me congratular para fazer justiça a todas as lideranças políticas, comunitárias e sociais que lutaram por anos para que o fato de hoje acontecesse. É uma vitória histórica, estamos todos comemorando muito com essa relação que temos com a Guiana Francesa, com o Amapá e, por que não dizer, com a França e com o Brasil.

O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues, do PT do Amapá, comemorou a decisão da França. Segundo ele, a medida vai facilitar a “construção de pontes em direção ao desenvolvimento e futuro cada vez melhor para o povo do Amapá”.
A Guiana Francesa é um dos 12 territórios ultramarinos franceses, que tem 270 mil habitantes. Além de contar com um centro espacial, a região também é rica em recursos minerais e naturais.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Ações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *