O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 acontece nos próximos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. São mais de 4,8 milhões de inscrições confirmadas, das quais mais de 1,3 milhão são de estudantes concluintes do ensino médio da rede pública. Os dados são do Painel do Enem, disponibilizado no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o levantamento do Inep, 2,8 milhões são mulheres (60,06%) e 1,9 milhão são homens (39,94%). Com relação à etnia, a maioria das inscrições confirmadas são de participantes que se autodeclararam pardos (cerca de 2,1 milhões), seguidos de participantes autodeclarados brancos (1,9 milhão), pretos (603 mil), amarelos (67 mil) e indígenas (37 mil). Além disso, três milhões de inscritos são isentos e cerca de 1,7 milhão são pagantes.
IDADE — A faixa etária com mais inscrições confirmadas é a de 17 anos, com mais de 1,1 milhão de inscritos. Os participantes com mais de 60 anos totalizam 17.192 – marco que representa um aumento de 191% de participação da faixa etária em relação à edição de 2022.
CERTIFICAÇÃO — Em todo o Brasil, a certificação para conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial de estudantes maiores de 18 anos será utilizada por mais de 98 mil inscritos nesta edição. Para obter a certificação, é necessário atingir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.
PARÁ — Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o Enem 2025 será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. As datas foram definidas em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém no período da aplicação regular do exame.
ENEM — O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Foto: Divulgação







