A edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio contabiliza 4,8 milhões de inscrições confirmadas em todo o Brasil. Os números foram divulgados nesta quarta-feira, 23 de julho, pelo Ministério da Educação. “O balanço consolidado de inscrições do Enem confirma um aumento de 38% em relação a 2022”, afirma o ministro Camilo Santana. Em comparação com 2024, o aumento foi de 11,22%. 

Uma novidade desta edição foi a inscrição pré-preenchida de 1,9 milhão de concluintes do ensino médio da rede pública. Desse total, 1,34 milhão confirmaram a inscrição no exame (72,6%). Os dados correspondem ao balanço realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Do total de inscritos, 3 milhões são isentos e 1,7 milhão, pagantes. O balanço também mostra que o estado de São Paulo (751.648) foi o que registrou o maior número de inscritos no Enem 2025. Em seguida, estão Minas Gerais (464.994) e Bahia (428.019).  

CERTIFICAÇÃO – A certificação para a conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial de estudantes maiores de 18 anos será usada por 98.558 inscritos nesta edição. Os participantes que optarem por utilizar o exame para esses fins devem indicar a opção no ato da inscrição. Para obter a certificação, é necessário atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e de 500 pontos na redação.   

APLICAÇÃO – As provas serão em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da Federação. De forma excepcional, o Enem será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro nas seguintes cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba. A medida atende os públicos desses municípios em virtude da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na capital paraense no período da aplicação regular do exame. 

ORIENTAÇÕES – O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes acerca do exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos. 

O QUE É – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao fim da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Instituições de ensino públicas e privadas também usam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar. Os resultados do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas. 

Foto: Divulgação

Ações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *