Os festejos pela Independência do Brasil na Bahia, comemorados na próxima quarta-feira (2), provocarão alterações no trânsito de Salvador. As modificações ocorrerão em diversos bairros da cidade, como Pirajá, Lapinha e Campo Grande, que sediarão os tradicionais rituais cívicos.
Para garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou uma operação especial com a atuação de cerca de 140 agentes que irão ordenar o fluxo e orientar pedestres e passageiros ao longo de toda a programação.
Na terça-feira (1º), será proibido o estacionamento de veículos na Rua Oito de Novembro, no bairro Pirajá, nas proximidades do Largo do Pantheon, das 7h às 19h. Ainda nessa data, a partir das 15h, haverá monitoramento do tráfego de veículos e da circulação de pedestres na mesma via e localidade.
Já no dia 2 de julho, a partir da meia-noite, será proibido o estacionamento e a circulação de veículos em várias vias, incluindo: Largo da Lapinha, Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, Rua São José de Cima, Rua Emídio dos Santos, Rua dos Perdões, Largo da Quitandinha do Capim, Rua dos Adobes, Ladeira do Boqueirão, Rua Direta de Santo Antônio, Largo da Cruz do Pascoal, Rua do Carmo, Rua do Passo, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia e Praça Municipal.
Ainda na quarta-feira (2), a partir das 5h, o tráfego da Estrada da Liberdade será desviado para a Rua Pero Vaz. Das 6h às 15h, a Rua Emídio dos Santos, no trecho entre a Rua Professor Viegas e a Rua Professor Palma, funcionará em sentido duplo, e a Rua Professor Palma terá seu sentido de tráfego invertido.
A partir das 6h, haverá monitoramento do tráfego de veículos, da circulação de pedestres e do ordenamento do estacionamento no Largo do Tamarineiro. Nesse mesmo dia, será estabelecido um corredor especial de tráfego, exclusivo para veículos credenciados, contemplando as seguintes vias: Avenida Anita Garibaldi, Dique do Tororó, Rua Djalma Dutra, Dois Leões, Estrada da Rainha, Largo do Queimadinho e Rua Campos França (em contrafluxo).
Também no dia 2 de julho, será proibido o estacionamento de veículos, a partir das 5h, nas seguintes vias: Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves, Avenida Sete de Setembro (nos trechos São Bento, São Pedro, Piedade, Rosário, Mercês e Passeio Público) e Largo do Campo Grande. Já a partir das 13h, estará proibida a circulação de veículos nessas mesmas vias, em virtude da realização do cortejo.
Durante os dias 2, 3 e 4 de julho, das 16h às 22h30, no Largo do Campo Grande, e no dia 2 de julho, a partir das 14h, na Praça Lord Cochrane, haverá monitoramento do tráfego de veículos, circulação de pedestres e o ordenamento de estacionamento.
No decorrer da “Passagem do Fogo Simbólico”, a partir das 14h, da quarta-feira (2), ocorrerá a interdição progressiva do tráfego de veículos nas seguintes vias: Praça General Labatut (saída), Estrada Campinas de Pirajá, Rua da Bolívia, Av. Mario Leal Ferreira (Bonocô), Viaduto dos Engenheiros (alça de acesso ao Dique), Av. Vasco da Gama, Av. Presidente Costa e Silva, Praça Dr. João Mangabeira, Av. Vale dos Barris, Av. Professor Paulo Almeida (contra fluxo), Rua Felix Mendes, Rua Comendador Alves Ferreira, Av. Leovigildo Filgueiras e Largo do Campo Grande (chegada).
Volta dos carros emblemáticos – No dia 5 de julho, durante a realização da “Volta dos Carros Emblemáticos”, serão promovidas alterações no tráfego de veículos em Salvador. A partir das 14h, será proibido o estacionamento de veículos no Largo da Lapinha, onde também haverá ordenamento do trânsito.
A partir das 17h, será realizada a interdição progressiva do tráfego nas seguintes vias: Largo do Campo Grande, Rua Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro (trechos Mercês, Rosário, Piedade, São Pedro e São Bento), Praça Castro Alves, Rua Chile, Praça Municipal, Rua da Misericórdia, Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Ladeira do Carmo, Rua do Carmo, Largo da Cruz do Pascoal, Rua Direta de Santo Antônio, Ladeira do Boqueirão, Rua dos Adôbes, Largo da Quitandinha do Capim, Rua dos Perdões, Rua Fonte de Santo Antônio, Rua São José de Cima, Ladeira da Soledade, Largo da Soledade, Corredor da Lapinha e Largo da Lapinha.
Nos dias 11, 12 e 13 de julho, devido à Festa de Labatut, será proibido o estacionamento e a circulação de veículos em trechos da Rua 24 de Agosto (no largo, na interseção com a Rua Eliziário da Cruz) e na Rua Oito de Novembro – Pirajá, nas proximidades do Largo do Pantheon. As restrições ocorrerão nos seguintes horários: no dia 11 de julho, das 15h às 00h30; no dia 12 de julho, das 15h à 1h30; e no dia 13 de julho, das 15h às 23h.
Durante esses períodos, os veículos que normalmente trafegam pelas vias interditadas deverão utilizar como rotas alternativas a Rua 24 de Agosto e a Rua Oscar Seixas. Já os veículos do Sistema de Transporte Coletivo deverão utilizar o terminal da Rua Nova.
O acesso às vias interditadas será garantido aos residentes e/ou domiciliados mediante comprovação de endereço, por meio de contas de telefone, água, energia elétrica, entre outros documentos. Os veículos destinados a serviços públicos, como os da operação de trânsito e transporte, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, ambulâncias e polícias Militar e Civil, terão prioridade e direito de livre trânsito e estacionamento, desde que devidamente identificados e em serviço.
Foto: Reprodução