A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), informa que, em função da realização do segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, neste domingo (16), será mantido o esquema especial de transporte para garantir o deslocamento seguro e tranquilo dos candidatos. Além do reforço na frota, os estudantes continuarão a contar com a gratuidade nos ônibus, válida também neste segundo dia de exame.
A medida de gratuidade foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis e é fruto de parceria entre a Semob e a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Para ter acesso ao benefício, os estudantes devem utilizar o cartão Salvador Card de meia passagem estudantil ao passar pela catraca, entre 10h e 20h. A gratuidade é válida nos ônibus regulares, no BRT Salvador e no Sistema de Transporte Complementar (STEC). Não será necessária apresentação de comprovante de inscrição, mas o cartão estudantil deve estar ativo e válido.
Além da gratuidade, a Semob preparou uma operação especial de transporte para o segundo domingo de prova. Entre 10h e 18h, o sistema contará com reforço de 143 ônibus, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais estratégicos, como Acesso Norte, Pirajá, Mussurunga e Águas Claras. O objetivo é assegurar maior regularidade, conforto e segurança no deslocamento dos candidatos.
Equipes de fiscalização da Semob estarão nas ruas acompanhando o fluxo de ônibus e de usuários para minimizar possíveis impactos no trânsito e garantir a fluidez do transporte. A pasta reforça ainda a recomendação para que os estudantes saiam de casa com antecedência, evitando contratempos.
Foto: Reprodução







